Agrupamento de Escolas de Aljustrel vencedor do Concurso Euroscola
O Agrupamento de Escolas de Aljustrel, em representação do distrito de Beja, sagrou-se vencedor da final do concurso Euroscola, assim como outras duas escolas dos distritos de Coimbra e Lisboa.
A sessão nacional 2023 foi subordinada ao tema “Prevenir a
Corrupção: Uma causa de todos!”, os vencedores ganham uma visita ao Parlamento Europeu em
Estrasburgo.
O Instituto Português do Desporto e Juventude, em parceria com o Gabinete do Parlamento Europeu em Portugal, as Assembleias Legislativas dos Açores e Madeira e suas Direções Gerais e a Assembleia da República, promovem, anualmente, a realização do Concurso Euroscola, que visa proporcionar uma experiência do funcionamento das instituições europeias, nomeadamente do Parlamento Europeu, trazendo à consciência o papel essencial da cidadania ativa dos e das jovens e do seu lugar como intervenientes centrais na Europa.
O Euroscola inicia-se, todos os anos, em janeiro, com uma sessão distrital ou regional, onde é selecionada uma escola para a sessão nacional. Cada escola candidata-se, com dois alunos do 10.º ou 11.º ano, que, através de um trabalho escrito, abordam o tema anual em discussão.
Na sessão nacional, a abordagem é apresentada oralmente, de forma criativa, perante um júri, este ano, constituído por Cristiana Ferreira, Deputada à Assembleia da República, Katalin Gonczy, representante do Gabinete do Parlamento Europeu em Portugal e Ana Rita Moreira, representante da Associação All4Integrity.