Almodôvar: FACAL recebe sessão de degustação do projeto “Saberes e Sabores Tradicionais”
A XXV Feira de Artes e Cultura de Almodôvar (FACAL) vai ser palco para a terceira e última sessão de apresentação, mostra e degustação do projeto “Saberes e Sabores Tradicionais-Qualificação dos Produtos Locais para os Desafios do Presente e do Futuro”.
Trata-se de um projeto promovido pela Câmara Municipal de Almodôvar em parceria com o NERBE/AEBAL-Associação Empresarial do Baixo Alentejo e Litoral. A apresentação vai acontecer às 14.30 horas, no auditório do Fórum Cultural de Almodôvar, seguindo-se-lhe a degustação de produtos, no espaço em frente à Biblioteca Municipal, com transmissão em direto no programa “Somos Portugal”, da TVI.
Este é o último de três momentos de degustação e apreciação de produtos
tradicionais da região, tais como água-Mel, medronho (fruto em fresco e
aguardente), queijo de cabra (fresco e curado), o bolo chibo e as costas alentejanas.
A primeira ação teve lugar no mês de maio, também em Almodôvar, e a segunda realizou-se
em Beja, tendo ambas reunido produtores locais e PME’s da região, com o objetivo
de os ajudar a promover a competitividade dos seus produtos, potenciando a
visibilidade e posicionamento na cadeia de valor e nos mercados.
O projeto prevê ainda o mapeamento das empresas e produtos, a elaboração de referenciais de produção e comercialização dos produtos de base local selecionados, a edição de um guião que servirá de base à definição de eventuais soluções e estratégias para o seu futuro posicionamento nos mercados e a identificação de áreas com potencial para a inovação.
O projeto “Saberes e Sabores Tradicionais-Qualificação dos Produtos Locais para os Desafios do Presente e do Futuro” é cofinanciado pelo programa Alentejo 2020.