Barrancos: Castelo de Noudar abre portas para viver Recriação Histórica
O Castelo de Noudar vai estar de portas abertas ao longo deste fim-de-semana para uma recriação histórica, que convida a uma viagem no século XIV, entre 1383 e 1385. Recriações de combates, oficinas de ofícios tradicionais, danças, música, jogos, lendas e gastronomia são algumas das propostas.
Hoje e amanhã as atividades no Castelo de Noudar funcionam entre as 12.00 e as 17.30 horas, neste primeiro dia há ainda uma outra proposta, um concerto na Igreja Paroquial de Barrancos às 21.30 horas.
Com o propósito de fazer do Património, material e imaterial, um instrumento de desenvolvimento do Interior, a Historicalia CRL leva a cabo o Projeto do Evento dos “Castelos e Fortalezas de Fronteira do Alentejo – Raia Viva!” – inserido no programa “Portugal Events” do Turismo de Portugal.
O projeto que este fim de semana chega ao Castelo de Noudar, já percorreu desde abril Castelo de Vide, Ouguela, Beja, Arronches e Terena.
O Contexto histórico do evento serão as duas épocas em que a zona da Raia / Raya foi mais importante para a História da Península Ibérica – na Revolução de 1383-1385 e na Guerra da Restauração em 1640 a 1668 – sobre as quais os seus castelos e fortalezas cumpriram o papel assim com os habitantes raianos.
A ideia do projeto é recriar o “Mundo da época, a paixão e a entrega assim como de homenagear os feitos pelos Homens e Mulheres de ontem, cidadãos intemporais e motivadores do Mundo de Amanhã.”