Beja: 30 jovens são “Astronautas por um Dia” - Base Aérea nº11
30 jovens de vários pontos do país, incluindo, pela primeira vez, uma participante Baixo Alentejo, da Escola Secundária Diogo de Gouveia, marcam presença, hoje, na 2ª edição do Zero-G Portugal – Astronauta por um Dia.
A iniciativa, promovida pela Agência Espacial
Portuguesa, vai levar, mais uma vez, a partir da Base Aérea Nº 11, em Beja, estudantes
do ensino básico e secundário num voo parabólico a bordo do Airbus A310, da
empresa francesa Novespace,
Os voos parabólicos são praticamente o único meio na Terra capaz de reproduzir o efeito de "gravidade zero" que existe no espaço e sentido pelos astronautas nas viagens e estadas na Estação Espacial Internacional.
Através desta experiência, os 30 jovens participantes têm a oportunidade de conhecer melhor o Espaço e estimular o interesse pelo mesmo, bem como experimentar o que os astronautas sentem, através da integração em equipa no voo parabólico, em microgravidade, num avião totalmente adaptado para o efeito.
A iniciativa tem ainda associadas várias atividades que permitem aos participantes ser embaixadores do projeto junto da comunidade escolar, no próximo ano letivo, permitindo também, alargar os horizontes dos alunos, promover a reflexão sobre o espaço e a forma como este influencia o nosso dia-a-dia e como o mesmo terá impacto na sociedade no futuro.