Câmara de Ourique assume competências na área da ação social
A Câmara Municipal de Ourique vai assumir, hoje, competências da administração central na área da ação social, para apoiar pessoas em situações de vulnerabilidade, exclusão ou emergência social, foi hoje divulgado.
Em comunicado enviado à agência Lusa, o município, referiu que, a partir desta sexta-feira, vai passar a assegurar o Serviço
de Atendimento e Acompanhamento Social (SAAS), no âmbito da transferência de
competências da administração central para a câmara naquela área.
Segundo a autarquia, o SAAS, que passa a ser municipal, “assumirá, entre outras competências, a prestação de serviços de proximidade à população, informando e aconselhando as pessoas e as famílias em situação de precariedade social”.
Ainda segundo o município, o SAAS também atende e acompanha pessoas e famílias em situações de vulnerabilidade, exclusão e emergência social e beneficiários do Rendimento Social de Inserção (RSI), um apoio destinado a proteger as pessoas que se encontrem em situação de pobreza extrema.
O SAAS vai funcionar no Gabinete de Ação Social da Câmara de Ourique, nos dias úteis, das 09:00 às 13:00 e das 14:00 às 16:00.
O processo de transferência de competências em mais de 20 áreas da Administração Central para os municípios decorre desde 2019.
A transferência definitiva e obrigatória de competências da administração central para os municípios nas áreas de educação, saúde e ação social estava prevista acontecer até 01 de abril deste ano, após vários adiamentos.
No entanto, em 03 de fevereiro, o Governo aprovou a possibilidade de os municípios pedirem a prorrogação, até 01 de janeiro de 2023, do prazo para a concretização da transferência de competências na área da ação social, mantendo o dia 01 de abril para a efetivação das competências de educação e saúde.