Castro Verde apela à poupança de água
Perante o cenário de seca severa que a região do Baixo Alentejo atravessa, a Câmara Municipal de Castro Verde volta a apelar à poupança de água no concelho através da campanha de sensibilização “Vamos Poupar Água. Todos os Gestos Contam!”, que tem como objetivo alertar a população para a importância do uso racional deste recurso.
A campanha propõe medidas para o uso eficiente da água em pequenos gestos do dia-a-dia, contribuindo assim para minimizar os riscos de escassez hídrica e para melhorar as condições ambientais nos meios hídricos.
Neste sentido, foi distribuído, por todo o concelho, um panfleto, com um conjunto de sugestões / dicas que todos podem adotar no sentido de minimizar o consumo de água, assim como divulgada a campanha através de um spot de rádio, que está a ser transmitido na Rádio Castrense, e que apela à mesma mensagem.
Paralelamente serão divulgados, nas redes sociais do Município, alguns vídeos sobre a temática, que contaram com a participação dos alunos 1º CEB do Agrupamento de Escolas der Castro Verde, assim como um conjunto de sugestões de medidas de poupança deste recurso tão importante.
Câmara Municipal de Castro Verde implementou, entretanto, algumas medidas de diminuição do consumo de água, como a redução em 50% do número de regas na generalidade dos espaços verdes e uma atitude mais vigilante no controle de gastos exagerados.
Refira-se que na sede de concelho, em particular, Castro Verde enfrenta dificuldades acrescidas uma vez que a vila é abastecida a partir da Barragem do Monte da Rocha cuja capacidade de armazenamento regista atualmente um volume de 12,3%.