CEBAL promove sessão sobre “objetivos de desenvolvimento sustentável"
“ACCIONAD-ODS: Ações para alcançar os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável” é o mote para uma sessão online marcada para as 19.00 horas. Esta é mais uma edição da iniciativa “Um dia com….” promovida pelo Centro de Biotecnologia Agrícola e Agroalimentar do Alentejo (CEBAL).
Cátia
Lopes, do Instituto Marquês de Valle Flôr (IMVF) e Filipa Lacerda, realizadora
da Websérie 2030 são as oradoras convidadas desta sessão que pretende dar a
conhecer o projeto ACCIONAD-ODS e a Websérie 2030 cujo objetivo é promover o
conhecimento sobre a Agenda 2030 e os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável
(ODS) junto das estruturas dos governos locais, do setor privado e dos
cidadãos.
Nesta
sessão as convidadas Cátia Lopes e Filipa Lacerda, apresentam o projeto
ACCIONAD – ODS, com enfoque na Websérie 2030 que criaram como forma de
conscientizar e promover o alcance dos Objetivos de Desenvolvimento de
Desenvolvimento (ODS) da Agenda 2030.
A Websérie 2030 composta por 4 episódios disponíveis em espanhol, português e inglês são um convite a olhar para as potencialidades das regiões e a responder ao longo da próxima década a desafios comuns. Ao longo desses episódios apresentam-se os problemas globais que mais afetam o sul da Península, bem como alguns dos programas e ações que já estão a ser realizados.
De entre os 17 Objetivos de Desenvolvimento de Desenvolvimento (ODS) da Agenda 2030, o principal objetivo do ACCIONAD – ODS e da Websérie 2030 é melhorar a capacidade das comunidades para alcançar as metas dos ODS 11 – Cidades e Comunidades Sustentáveis, ODS 12 – Produção e Consumo Sustentáveis e ODS 13 – Ação Climática, através de ações coordenadas levadas a cabo pelas autoridades locais, organizações, e sociedade civil.
A ACCIONAD – ODS é uma iniciativa do Programa de Cooperação Transfronteiriça entre Portugal e Espanha, cofinanciado pelo Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional (FEDER), integrado na União Europeia, nomeadamente nas regiões da Andaluzia e Extremadura (Badajoz e Cáceres), em Espanha, e do Alentejo e Algarve, em Portugal.