Centro de Competências do Pastoreio Extensivo apresentado em Mértola
O Centro de Competências do Pastoreio Extensivo foi apresentado, em Mértola durante a 43ª reunião de outono da Sociedade Portuguesa de Pastagens e Forragens (SPPF).
O Centro surgiu da iniciativa da Associação de Agricultores do Sul (ACOS), da Cooperativa Agrícola do Guadiana e da Associação de Defesa do Património de Mértola (ADPM) e reúne 10 entidades fundadoras a nível nacional.
Para além da apresentação do Centro de Competências do Pastoreio Extensivo a reunião permitiu uma partilha intensa de conhecimentos e experiências sobre a temática do Pastoreio Extensivo.
Realizou-se ainda uma visita técnica à exploração da Sociedade Agrícola Vargas Madeira, parceira no Proyecto Life LiveAdapt e no LIFE Desert-Adapt onde foram observados os resultados de reflorestação em bosquetes e do pastoreio rotacional adaptativo.
Estes dois projetos, financiados pelo Programa LIFE e que contam com a ADPM como entidade parceira, abordam as alterações climáticas na pecuária extensiva e modelos de adaptação à desertificação.