Cerimónia pública de certificação da Estação Náutica de Odemira
O Cais da Fateixa, em Vila Nova de Milfontes, recebe, às 12.00 horas, a cerimónia pública de certificação da Estação Náutica de Odemira. Marcam presença a secretária de Estado do Turismo, Rita Marques, o Presidente da Câmara Municipal de Odemira, José Alberto Guerreiro, e António José Correia, em representação da entidade certificadora, a Fórum Oceano.
A
Estação Náutica de Odemira está certificada desde abril de 2021 e integra a
rede de Estações Náuticas de Portugal. Abrange três pólos no curso do rio Mira
– Pólo Náutico de Vila Nova de Milfontes, Pólo Náutico de Odemira e Pólo
Náutico da Albufeira de Santa Clara – e constitui uma rede de oferta turística
náutica e complementar de qualidade, organizada a partir da valorização dos
recursos náuticos existentes no território.
Segundo a autarquia odemirense “a missão da Estação Náutica de Odemira (ENO) é a de organizar, divulgar e disponibilizar aos visitantes e munícipes uma oferta integrada e diversificada de atividades náuticas e de outros eventos e/ou experiências complementares, de alojamento, restauração, animação e serviços, bem como garantir a sustentabilidade económica, social e ambiental do território.”
Ainda de acordo com o município “o concelho de Odemira possui caraterísticas naturais ligadas à água que representam ativos diferenciadores, nomeadamente, o Rio Mira, a faixa costeira e a albufeira de Santa Clara. Em complemento, toda a oferta gastronómica, cultural, hoteleira e de atividades desportivas e de animação turística contribuem para o posicionamento de Odemira como um destino turístico de excelência.”
A Rede das Estações Náuticas de Portugal é constituída por 26 Estações Náuticas certificadas. Este projeto de dinamização da fileira do turismo náutico, Portugal Náutico, é desenvolvido Fórum Oceano-Associação da Economia do Mar, com o apoio de diversas organizações nacionais.