Dark Sky Party Alqueva está a chegar
A Dark Sky Party Alqueva de regresso a Reguengos de Monsaraz, nos próximos dias 29 e 30, depois de um interregno de dois anos devido à pandemia. Um evento para quem gosta de natureza, de astronomia, de estrelas ou simplesmente de beleza e fenómenos naturais.
Foto: Dark Sky Alqueva
Esta
9ª edição do evento, que se vai ter como cenário o Parque de Merendas do
Campinho, conta com um cartaz repleto de atrações estelares nestas duas
noites sob “o céu mágico e pristino do Dark Sky Alqueva”.
A Dark Sky Party Alqueva onde todos se juntam para observar as estrelas arranca com uma palestra sobre a missão da organização e um “Passeio Cósmico”, conduzido pelo astrofotógrafo Miguel Claro, que o vai levar a uma viagem entre ciência, beleza e arte.
A noite do dia 29 de julho está reservada para conhecer os “Murmúrios da Terra”, com o astrónomo José Augusto Matos, seguindo-se uma visita guiada ao céu a olho nu. Ainda antes de terminar este primeiro dia, todos vão poder conectar-se com o céu profundo e “partir à descoberta de enxames de estrelas, nebulosas, galáxias e planetas”. Tudo isto através dos telescópios disponíveis no espaço e com a ajuda dos monitores do Instituto de Astrofísica e Ciências do Espaço.
No segundo e último dia, o programa apresenta os workshops temáticos “Sistema Solar Comestível” e “Universo de Papel”, provas de vinho, atividades náuticas diurnas e noturnas, a prova cega de vinhos “Via Vínica na Via Láctea” e ioga ao pôr do sol.
Cerca das 22.00 horas horas, o comunicador de ciência Miguel Gonçalves vai dar uma palestra para que todos possam perceber que “Ir ao Espaço dá saúde e faz crescer”. A ex-astronauta Heidemaria Stefanyshyn-Piper, que já acumulou mais de 33 horas de passeios espaciais, vai falar sobre a complexidade das suas missões.
A noite acaba às duas da manhã, depois dos participantes verem a olho nu a beleza da via láctea e alguns objetos como a Nebulosa do Cisne, a Nebulosa do Anel, a Galáxia de Andrómeda ou o Grande Enxame Globular de Hércules Recorde-se que o Dark Sky Alqueva foi a primeira reserva do mundo a receber a Certificação Starlight Tourism Destination, uma espécie de selo de qualidade que atesta as características únicas do céu noturno