​​O Dia Internacional dos Museus é hoje celebrado e o International Council of Museums (ICOM) definiu como tema deste ano os “Museus para a Educação e a Investigação”. 

Desde que foi organizado pela primeira vez, há quase cinquenta anos, que em todo o mundo se geram comemorações, com os museus a receberem neste dia uma atenção especial. 

A coincidir com a data de hoje, comemora-se também a Noite Europeia dos Museus, uma iniciativa que surgiu em 2005 pelo Ministério da Cultura de França, e que permite aos visitantes usufruírem de visitas noturnas aos museus, de forma gratuita. 

Em todo o país, vão haver durante o dia de hoje centenas de iniciativas. No distrito de Beja, na capital do Baixo Alentejo, os museus da cidade vão estar abertos durante a noite e, além disso, a coincidir com o IX Festival Beja Romana, surgem também visitas guiadas. 

Também na Vidigueira este dia é assinalado, com o município a assegurar gratuidade no Museu Municipal e no Centro Interpretativo do Vinho de Talha (Vila de Frades). 

“Nestes espaços museológicos municipais, para além da visita às coleções, o visitante dispõe de recurso a realidade aumentada explorando os respetivos conteúdos expositivos”, informa a Câmara Municipal da Vidigueira. 

Em Mértola, as comemorações já iniciaram, com o Museu de Mértola Cláudio Torres a receber até hoje o Seminário Internacional Maqbara II, para além de outras iniciativas. 

Em Barrancos, o dia vai ser passado “À Conversa no Museu”, com visitas orientadas e gratuitas no Museu Municipal de Arqueologia e Etnografia de Barrancos. 

Já em Ferreira do Alentejo, o Dia Internacional dos Museus vai ser comemorado de forma diferente, com o espetáculo “Meu Alentejo Querido”, no Centro Cultural Manuel da Fonseca, e a participação de três grupos corais. 

Galeria de fotos

Comente esta notícia

Este site usa cookies para melhorar a sua experiência. Ao continuar a navegar estará a aceitar a sua utilização.