EMAS de Beja alcançou objetivo de redução de perdas de água
A Empresa Municipal de Água e Saneamento de Beja cumpriu, em 2020, o objetivo de redução de perda de água.
Em nota de imprensa é referido que “o ano de 2020
marca o desempenho dos serviços de água em Beja pelo excelente resultado obtido
de 19,8% no indicador ANF (Água não faturada), posicionando a empresa municipal
de Beja como uma referência no setor, comparando destacadamente com a média
nacional, que se aproxima dos 30% ou a média da região e do distrito de Beja,
ambas a ultrapassar os 40%.”
Ainda segundo a EMAS de Beja “o tema perdas de água
tem sido uma preocupação crescente das entidades gestoras de serviços de águas,
pelos seus impactos financeiros e ambientais, mas também pela necessidade de mitigar
os efeitos sentidos nos territórios causados pelas alterações climáticas, com
enfoque especial na escassez de água”.
A EMAS garante que “não é exceção e neste sentido tem vindo a trilhar o seu
caminho de eficiência, através do investimento da reabilitação da rede, aposta
em recursos tecnológicos, na capacitação e confiança nos seus recursos humanos
e na transversalidade organizacional desta prioridade a redução de perdas de
água, nas suas diferentes vertentes.”
Na nota de imprensa é ainda revelado que a “EMAS alcançou os melhores
resultados operacionais de sempre, com destaque para o indicador de ANF - Água
não faturada, que superou largamente o objetivo estabelecido para 2020” e dessa
forma, o ano passado, “ficará marcado para a história da EMAS de Beja, pelo
excelente resultado obtido de 19,8% no que concerne aos valores de ANF,
cumprindo as recomendações do PENSAAR 2020 - Plano Estratégico de Abastecimento
de Água e Saneamento de Águas Residuais, garantindo o melhor desempenho no
indicador da ERSAR (Entidade Reguladora dos Serviços de Águas e Resíduos) em
termos da eficiência de distribuição”.