Encontros de Alvito: Jorge Gaspar a Geografia da Arte
Colaborou nalguns grandes estudos e projetos de desenvolvimento regional e urbano do último meio século em Portugal entre outros: Sines (Comissão de Planeamento da Região de Lisboa e Gabinete da Área de Sines), Projeto de Administração Regional Península de Setúbal; coordenador da equipa que elaborou a proposta técnica do Programa Nacional da Política de Ordenamento do Território.Um projeto familiar trouxe-o a Alvito, criando com esta terra uma relação de paixão em que a arte é o elo de ligação.
Jorge Gaspar, Professor Catedrático Emérito, da Universidade de Lisboa, Investigador do Centro de Estudos Geográficos. 2º e 1º Assistente da Escola Superior de Belas Artes de Lisboa, Professor Catedrático Convidado do Instituto Superior Técnico e das Universidades de Umeå e de Paris X. Doutorado pela Universidade Lisboa (1972), pós-graduado (Fil Lic) pela Universidade Lund, Suécia. Coordenou investigações e projetos aplicados em Geografia, Planeamento e Urbanismo, publicou uma vintena de livros e mais de duas centenas e meia de artigos e opúsculos, entre eles Estudos Cultura 2020, nº 9, para Secretário de Estado da Cultura/Gabinete de Estratégia.
Um projeto familiar ligado à agricultura trouxe-o a Alvito. Terminou o projeto agrícola, mas não a ligação que, entretanto, criou com Alvito. Nos últimos anos, o geógrafo, tem dedicado muito do seu tempo à arte e à cultura no concelho de Alvito, promovendo ou apoiando diversas iniciativas, destacando-se as residências artísticas que têm trazido ao concelho e à região muitos artistas.
Sobre os Encontros de Alvito, Jorge Gaspar, diz que é uma excelente iniciativa para "aprender", coisa que o geógrafo diz não se cansar de fazer.