ERT do Alentejo e Ribatejo aprova Plano de Atividades e Orçamento para 2024
O Plano de Atividades e Orçamento para 2024 da Entidade Regional de Turismo do Alentejo e Ribatejo foram aprovados por unanimidade na última Assembleia Geral que decorreu em Santiago do Cacém.
Acelerar a transição digital das empresas no caminho
para a sua transformação e maior competitividade é um dos objetivos. “Vamos
reforçar a linha da certificação das empresas para a sustentabilidade e
digitalização e começar a trabalhar com destinos locais, entregando-lhes
guidance e competências. Mértola e Porto Covo são os primeiros eleitos”,
garantiu o presidente da ERT do Alentejo e Ribatejo, José Santos.
Outra novidade prende-se com o facto de, pela primeira vez, a ERT Alentejo e
Ribatejo ter intenção de atuar no eixo da valorização dos recursos humanos e na
captação de pessoas para a força de trabalho do setor. As Bolsas de
Empregabilidade e o programa de atração de talentos são as primeiras medidas a
avançar, de acordo com o previsto no plano de atividades.
Relativamente à estruturação da oferta, os produtos principais que vão ser
trabalhados são o Enoturismo e o Literário. “Mas isto não significa que
estejamos desatentos a outras motivações muito importantes para os nossos dois
destinos (Alentejo e Ribatejo), como são as ofertas outdoor que incluem o
Cycling, as Caminhadas, os Caminhos de Santiago e o Autocaravanismo”, refere
José Santos. “Vamos também começar a olhar para outras realidades emergentes,
como são os casos do Turismo Mineiro, os Congressos e Incentivos e o Golfe”,
sublinhou o presidente da entidade regional de turismo.
O programa de atração de nómadas digitais comum a todo o território é outra
aposta, o presidente da ERT Alentejo e Ribatejo sublinha que “estamos já em
articulação com as 5 Comunidades Intermunicipais a estudar a viabilidade de
criação de outros tantos hubs sub-regionais que possam servir de
impulsionadores a este segmento específico de mercado que continua a crescer em
todo o mundo”.
José Santos destaca ainda a candidatura do Baixo
Alentejo à Cidade Europeia do Vinho em 2026, à elaboração do Plano de
Acolhimento e Hospitalidade no âmbito da Capital Europeia da Cultura, que se
estenderá a toda a região. No âmbito da comunicação, “vamos avançar com um
plano específico de promoção para o Sudoeste Alentejano e Costa Vicentina, em
conjunto com o Algarve e estamos a trabalhar com as Câmaras Municipais do
Alentejo Litoral e os empresários no desenho de várias ações para aumentar a
notoriedade da costa alentejana”, acrescentou.
Em 2024, a Entidade Regional de Turismo vai também avançar com novas campanhas
para o mercado nacional e pela primeira vez com um plano específico para o
território transfronteiriço com Espanha, com o qual, acredita, se poderá
mitigar parte da sazonalidade dos dois destinos.