“Escassez Hídrica no Alentejo” em reflexão na CCDRA em Évora
“A Escassez Hídrica no Alentejo” é o tema do seminário que se realiza, hoje, no auditório da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Alentejo (CCDRA), em Évora.
Este evento é promovido pela Agência Portuguesa do Ambiente, através da sua Administração Região Hidrográfica do Alentejo, em parceria com a Associação de Defesa do Património de Mértola (ADPM), e marca o encerramento do projeto Alentejo_Clima em Escassez Hídrica, iniciativa cofinanciada pela União Europeia, através do programa Alentejo 2020.
O objetivo da iniciativa passa por “promover a reflexão em torno de uma problemática essencial para a região do Alentejo”.
A ADPM recorda, em nota de imprensa, que “Portugal enfrenta grandes desafios no que diz respeito à escassez hídrica e a região do Alentejo, em particular, devido às variações climáticas inerentes ao seu clima mediterrânico e às sentidas alterações climáticas”.
Durante a manhã, o seminário vai oferecer um olhar transversal sobre a questão, indo do estado da arte do conhecimento sobre os recursos hídricos no Alentejo até à partilha de boas práticas regionais de adaptação à escassez hídrica. Durante a tarde, realiza-se uma ação demonstrativa de reabilitação de linhas de água.
O “Alentejo_Clima em Escassez Hídrica” é um projeto focado na capacitação e sensibilização de diferentes atores regionais para intervir no território, em prol da adaptação às alterações climáticas e, em especial, da melhoria da gestão dos recursos hídricos.
Em execução desde abril de 2021 até junho de 2023, o projeto permitiu a constituição e dinamização de duas redes regionais: a Rede de Câmaras Municipais do Alentejo pelo Clima e a Água, com 23 aderentes e a Rede de Escolas pela Água, com 26 escolas-membro.
Junto das escolas foram promovidas mais de 30 sessões de educação ambiental, envolvendo perto de 40 turmas por todo o Alentejo. Foram, ainda, organizados um total de 13 eventos para vários públicos-alvo com foco em diferentes dimensões do desafio da adaptação e disseminada informação sobre a problemática através da produção de mais de duas dezenas de materiais informativos e educativos.