Escola Secundária de Serpa vencedora da iniciativa “Escola Electrão”
A Escola Secundária de Serpa voltou a obter o primeiro lugar, a nível nacional, na iniciativa Escola Electrão. Esta 13.ª edição mobilizou mais de 500 escolas de todo o país, incluindo Açores e Madeira.
Nesta edição, a Escola Secundária de Serpa, conquistou
1.725 euros em cheques-prenda graças à recolha de 162 quilos de pilhas, 51
quilos de lâmpadas e 21.179 quilos de equipamentos elétricos usados.
No total das escolas participantes, foram recolhidas cerca de 360 toneladas de pilhas, lâmpadas e equipamentos elétricos usados no âmbito desta edição da “Escola Electrão”, que decorreu entre setembro de 2023 e junho de 2024.
Esta campanha, dinamizada pelo Electrão, permitiu recolher, mais concretamente, 15 toneladas de pilhas, 7 toneladas de lâmpadas e 337 toneladas de outros equipamentos elétricos usados, como telemóveis, computadores, ventoinhas ou torradeiras, entre outros aparelhos.
Este é um dos melhores resultados da campanha registado nos últimos anos e representa um aumento de 20% face às 300 toneladas recolhidas no ano letivo anterior.
As escolas participantes recebem pontos em função das quantidades recolhidas que são convertidos em prémios. Por cada 10 quilos de pilhas, 10 quilos de lâmpadas ou 100 quilos de equipamentos elétricos usados cada escola recebe um cheque-prenda no valor de 75 euros.
Este ano, 244 escolas recebem cheques prenda. O valor global a atribuir é de cerca de 40 mil euros em cheques-prenda (39.450€), que podem ser trocados por novos equipamentos elétricos.
Ao longo de 13 edições, esta campanha do Electrão, que sensibiliza para a necessidade de entregar pilhas, lâmpadas e equipamentos elétricos usados para reciclagem, já permitiu a recolha de mais de quase sete mil toneladas de equipamentos nas escolas aderentes e, paralelamente, permitiu sensibilizar milhares de alunos de uma vasta comunidade escolar para a importância de separar para reciclar, não só pilhas e equipamentos elétricos, mas também embalagens.