FACECO: Autarca de Odemira apresenta caderno de encargos ao Secretário de Estado da Administração Local
Hélder Guerreiro, presidente da Câmara Municipal de Odemira, entregou, esta tarde, um caderno de encargos ao Secretário de Estado da Administração Local com um conjunto de questões relativas a diversas áreas que precisam de intervenção por parte do poder central. O governante presidiu à sessão de abertura da 31ª FACECO.
Hélder Guerreiro considerou que territórios diferentes, como é o caso de Odemira, requerem medidas diferentes, por isso, torna-se fundamental que o governo tenha esta perspetiva. Hélder Guerreiro deu como exemplo o número de nascimentos no concelho de Odemira, representa 20 por cento do Baixo Alentejo e 30 por cento do Litoral Alentejano, um aumento populacional que significa um grande desafio em áreas como a educação, a saúde ou a habitação.
Dário Guerreiro, presidente da Junta de Freguesia de São Teotónio defendeu que a melhoria da qualidade de vida e coesão daquele território tem que ser acompanhada por políticas adequadas às necessidades e realidades desses lugares. Num tom crítico, Dário Guerreiro afirmou que a tutela, por vezes, contribui mais para a contestação do que para a coesão.
O Secretário de Estado, Carlos Miguel, afirmou que não tinha resposta para todos os problemas que foram colocados, ainda assim, deixou a garantia de que, no final deste ano, a cobertura 5>G vai chegar a todo o território nacional.