“Aquele que é já considerado um dos eventos que marca a agenda cultural, tanto a nível local como regional, voltará a juntar dois povos e duas culturas, trazendo Itália como país convidado”, afirma a autarquia da vila mineira.

O Festicante tem como objetivo divulgar a cultura, em particular, o cante alentejano, classificado pela UNESCO como Património Imaterial da Humanidade, assim como, contribuir para o diálogo intercultural.

Depois de Cuba, África, Espanha e Brasil, o evento apresenta, em 2022, a cultura e as tradições de Itália, com um leque diversificado de espetáculos musicais, exposições, mostras de produtos e gastronomia.

O Festicante, que tem como cenários o Parque Desportivo e o Jardim 25 de Abril, mesmo no centro da vila mineira, apresenta neste primeiro dia o espetáculo ‘Remember the 80’s & 90’s’, com a banda ‘Oitentamente’ e o Dj Brazoff.

No sábado, destaque para a inauguração de uma exposição de fotografia de Nicola Di Nunzio e de artistas ligados ao Núcleo de Artes Visuais de Aljustrel, assim como, a atuação de vários grupos corais da região.

À noite estão agendados concertos com Luís Trigacheiro, os italianos ‘Los Carosones’ e a banda ‘Oh My Dog Covers Band’.

No último dia, domingo, o programa apresenta o espetáculo “Fado, Cante e Tarantela”, a atuação da banda italiana ‘Anonima Nuvolari’ e um concerto de António Caixeiro.

Oficinas de confeção de gelados artesanais, de pizzas e de doces italianos, assim como uma “viagem sensorial” pelos vinhos de Itália são outros destaques dos três dias de evento.

Comente esta notícia

Este site usa cookies para melhorar a sua experiência. Ao continuar a navegar estará a aceitar a sua utilização.