O Festival das Marias é uma parceria de colaboração existente entre a CADAC e a Associação Lendias d’Encantar. Nesta edição tem para apresentar à região espetáculos de dança, teatro, música, cinema, oficinas e conversas.

Segundo a organização “o Festival das Marias é um evento internacional e pluridisciplinar, que se baseia na perspetiva da arte no feminino, ou seja, na criação e exploração feminina nas mais diversificadas áreas da criação artística.”

Ainda de acordo com a organização “surge como resposta à necessidade de potenciar a dimensão distintiva da criação feminina, frequentemente ofuscada pelo preconceito de género, alicerçado numa tradição de hierarquização patriarcal e num machismo generalizado. O Alentejo, região onde se desenvolve o Festival, é caracterizado historicamente pela subalternização da mulher nas suas diversas dimensões e, a criação artística não é exceção." Dessa forma, o festival pretende “apresentar várias propostas de diversas áreas artísticas, todas elas obras de mulheres, sobre mulheres mas para todos, na tentativa de esbater discrepâncias sexistas que teimam em persistir.”

As Marias marcam presença em Beja, Aljustrel, Grândola, Mértola e Santiago do Cacém, potenciando parcerias e dando continuidade ao trabalho entre municípios e agentes culturais iniciado pelo FITA - Festival Internacional de Teatro do Alentejo. Vai também aprofundar e pôr em evidência o trabalho sistemático realizado no EntreMarias, que iniciou em janeiro de 2020 e que tem reunido mensalmente dezenas de Mulheres em torno de temas que lhes são caros.

 

 

Comente esta notícia

Este site usa cookies para melhorar a sua experiência. Ao continuar a navegar estará a aceitar a sua utilização.