Deputados da região alertam para problemas da seca
A Comissão Permanente da Assembleia da República, que contou com a presença dos deputados Pedro do Carmo (PS) e João Dias (CDU), juntamente com a Ministra da Agricultura, Maria do Céu Antunes e o Ministro do Ambiente e da Ação Climática, Matos Fernandes, reuniram ontem para debater a situação de seca em Portugal.
O deputado do Partido Socialista Pedro do Carmo defendeu, no Parlamento, que “para superar a seca temos de aumentar a nossa capacidade de armazenamento, aproveitando toda a água da chuva”, e alertou que é “urgente” uma resposta da Europa, já que se trata de “um problema de toda a União Europeia”.
Para o deputado do PS, é essencial, em primeiro lugar, “reconhecer e replicar os bons exemplos”, como o do Alqueva, que é um modelo “de como fazer frente à desertificação e permitir uma agricultura altamente produtiva”.
Por sua vez, João Dias, deputado do PCP, acusou o Ministério da Agricultura de se comportar perante uma situação tão difícil de forma insuportável com os atrasos na implementação de medidas que ajudem os agricultores e produtores pecuários.
Sobre as medidas anunciadas pelo Governo, diz o deputado do PCP que as mesmas são tímidas e apenas de antecipação das ajudas que os agricultores têm direito e não de apoios diretos para fazer face a esta crise.
João Dias deixou ainda críticas ao incentivo ao endividamento, sugerido pela Ministra da Agricultura, afirmando o parlamentar que não é isso que o setor precisa.