Idealizados e produzidos pela Prof.ª Ana Paula Figueira para serem usados no âmbito da Unidade Curricular de “Planeamento Estratégico e Marketing Territorial”, da responsabilidade da docente, enquadrada na Pós-graduação em Turismo Sustentável e Bem-estar (IPBeja), lecionada na modalidade de e-learning, cada um dos filmes inclui entrevistas aos líderes dos órgãos executivos dos municípios, chamados a apresentar a sua visão para o território, assim como e, neste contexto, os projetos mais importantes em curso.

Inclui igualmente entrevistas a líderes e/ou representantes de organizações cuja importância no território é determinante, como é o caso da EDIA ou do Campo Arqueológico de Mértola.

O storyboard desenvolve-se em torno da figura da professora, passeando-se por diferentes locais, fora do (clássico) lugar/ambiente para a troca de conhecimento: a sala de aula; nestes outros espaços, ela olha, vê e repara no que está à sua volta, chamando a atenção para determinados detalhes.

Ao mesmo tempo, tendencialmente em voz off, apresenta e faz uma primeira abordagem aos temas que fazem parte da unidade curricular.

Com o propósito de estimular a formação holística e eclética dos estudantes, cada episódio inicia-se com a leitura de um texto em prosa/poema, de autores diversos.

Os genéricos – de abertura e de encerramento – contam com pequenas peças musicais, originais, da autoria da violinista Ana Santos.

De acordo com Ana Paula Figueira “apesar deste trabalho ter sido criado para dar resposta a uma necessidade pedagógica, ele é também contributivo para a construção da imagem do destino (s), logo, para a construção do território turístico, estimulando a criação da designada imagem complexa, ou seja, aquela que resulta da visita real efetuada ao destino”.

A estreia de “Fora do Lugar” acontece no próximo dia 10 de Janeiro, em contexto de lecionação.

Comente esta notícia

Mais uma vez Ana Paula Figueira sai da rotina e dia-a-dia do ensino superior e da criação cultural e artística enriquecendo a Academia e a Sociedade com criações científicas e artísticas muito ligadas à realidade em que vivemos e ao progresso que necessitamos. No campo do Marketing é fundamental a ligação da teoria à Indústria e à Sociedade saindo da sala de aula e interagindo com os agentes económicos e sociais procurando uma parceria estável entre eles e a Academia e ligando as reais necessidades à oferta educacional e ao processo de criação de novos agentes profissionais com as qualificações que são necessárias a um verdadeiro progresso. Parabéns de novo à Professora Ana Paula Figueira a quem muito admito como professor e gestor.

Eurico de Brito

05/01/2023

Este site usa cookies para melhorar a sua experiência. Ao continuar a navegar estará a aceitar a sua utilização.