Futurama: Constelação da Oralidade junta Carincur a Rui Óscar Teixeira
O mais recente encontro de uma atividade que interliga tradição com contemporaneidade terá lugar na Aldeia da Trindade no próximo sábado.
No dia 25 de Setembro, pelas 11h, a próxima Constelação da Oralidade do projeto Futurama – Ecossistema Cultural e Artístico do Baixo Alentejo irá juntar a artista transdisciplinar Carincur a Rui Óscar Teixeira, estudioso do Baixo Alentejo e das suas tradições orais, de modo a fomentar uma linha de diálogo sobre a oralidade nas artes e na cultura, através de duas perspetivas distintas que caracterizam o percurso individual dos 2 intervenientes. O encontro terá lugar na Oficina do Luthier Cardoso, na Aldeia da Trindade, com entrada livre sujeita à limitação do espaço.
As Constelações do projeto Futurama procuram estabelecer o diálogo entre a cultura tradicional baixo-alentejana e a arte contemporânea através de três categorias: Oralidade, Fisicalidade e Visualidade. As anteriores Constelações dedicadas à Oralidade juntaram António Poppe a Davide Canhoto e Juvenal Canhoto em Beja (22 de Maio), Maria Reis ao Grupo Coral de São João dos Caldeireiros em Mértola (28 de Maio), Filipe Sambado a Pedro Mestre em Castro Verde, e Conan Osíris aos Alentejanos de Serpa na respetiva cidade (ambos a 29 de Maio).