Grande parte da Rede de Bibliotecas Públicas faz 'take-away' ou entrega ao domicílio
Mais de metade da Rede Nacional de Bibliotecas Públicas (RNBP) respondeu ao confinamento com serviços de empréstimo de livros em 'take-away' ou entrega ao domicílio, anunciou hoje a Direção-Geral do Livro, dos Arquivos e das Bibliotecas (DGLAB).
Das 238 bibliotecas portuguesas que fazem parte da rede, 138 estão a prestar estes serviços, abrangendo todos os distritos. Os serviços são gratuitos e garantem acesso aos livros à leitura a grande parte da população, cumprindo em simultâneo as regras de segurança, definidas pela Direção Geral da Saúde.
Ao longo da rede nacional, as bibliotecas públicas reinventam funções, quando a pandemia as obriga a manter as portas fechadas.
Apanhadas de surpresa pelo primeiro estado de emergência, as bibliotecas municipais tiveram de se reinventar, e neste segundo momento de confinamento permanecem ativas, na sua maioria, para combater o isolamento, a exclusão e a desinformação, como disse à Lusa o subdiretor-geral do Livro, dos Arquivos e das Bibliotecas Bruno Eiras, no final de janeiro, quando os serviços 'online', 'take-away' e entrega ao domicílio ganhavam terreno pelo país.
“Após alguma desorientação no primeiro confinamento, compreensível dada a incerteza com o que estávamos a lidar, mas também atendendo à praticamente inexistência de conteúdos e serviços ‘online’, que pudessem servir de alternativa, as bibliotecas da Rede Nacional, no geral, procuraram colmatar esse vazio”, contou.
Porém, o que mais tem caraterizado a atividade ‘online’ das bibliotecas é "a partilha de recursos e conteúdos gratuitos disponibilizados por outras instituições - a chamada curadoria da informação -, através da pesquisa e seleção de informação e conteúdos na Internet”, destacou o também diretor dos serviços de bibliotecas da DGLAB.
Assim, na maioria dos casos, mesmo com as portas fechadas, as bibliotecas mantêm serviços à comunidade, seja com oferta de atividades e serviços 'online', por telefone, ou ‘email’ – como hora do conto, sessões de leitura, clubes de leitura, oficinas, leituras via telefone, serviço de referência e informação à comunidade, sugestões de leitura, consulta de catálogo, entre outros -, seja com serviços de empréstimo de livros revistas, CD e DVD ao domicílio.