LUZAZUL apresentam ÂMBRIA no Pax Julia
É hoje, o concerto de apresentação da nova banda de música popular portuguesa – LUZAZUL – constituída pelos músicos: Adriano Alves (baixo), Bernardo Emídio (voz), João Frade (acordeão), José Emídio (voz e viola campaniça), Rubén Lameira (voz) e Tiago Oliveira (guitarra).
A banda apresenta-se no Cine-Teatro Pax Julia, em Beja, pelas 21h, com um reportório de 10 temas, com letras e músicas originais, reunidas no CD intitulado ÂMBRIA, que estará em pré-venda no local.
Os 10 temas que fazem parte do CD ÂMBRIA fazem um périplo pelo Alentejo de ontem, com os olhos postos no Alentejo de hoje, com paragem em locais muito particulares como o Forte de S. Clemente (Vila Nova de Milfontes), o Castelo de Noudar (Barrancos), Santana de Cambas (Mértola), Beringel (Beja)… assim como em aspetos que fazem parte do imaginário coletivo e popular deste povo.
Inovar, com liberdade… sem estragar é o lema, transversal, a este projeto.
O CD ÂMBRIA ganhou, orgulhosamente, “padrinhos” para cada um dos 10 temas, sendo eles: Paulo Lima, António Quaresma, Rui Colaço, António Serrano, António Ceia da Silva, João Ferrão, Fernando Romba, Ana Paula Amendoeira, José Manuel Simões, P. António Cartageno. Por isso se assume, também, como uma ferramenta de coesão do território.
E, também por isso, ganhou o apoio dos municípios de Aljustrel, Almodôvar, Barrancos, Beja, Mértola, Moura, Odemira, Serpa e Vidigueira. A Caixa de Crédito Agrícola Alentejo Sul também se associou ao projeto, assim como a Herdade da Malhadinha Nova.
O design gráfico de todo o trabalho tem a assinatura do Pedro Emanuel Santos e a capa do CD recebeu um desenho do Flávio Horta. Os créditos das fotografias são do João Fructuosa. Os figurinos dos músicos em palco são da responsabilidade do estilista Nuno Abelho.
A difusão e booking da banda é da responsabilidade da Companhia Nacional de Espectáculos (www.companhianacional.pt)
O concerto desta noite irá contar ainda com a intervenção de um profundo conhecedor da música que se faz em língua portuguesa e grande profissional de rádio, para fazer a sua apresentação. Referimo-nos a Armando Carvalheda. Num formato a lembrar o saudoso programa VIVÁ MÚSICA, ele irá estar alguns minutos à conversa com a autora das letras, Ana Paula Figueira.