Mariana Alcoforado é protagonista dos "Roteiros Literários de Beja"
A iniciativa "Roteiros Literários de Beja" é hoje dedicada a uma das figuras mais ilustres da história da cidade de Beja, Mariana Alcoforado.
A completar o programa deste ano das “Visitas Guiadas de Verão”, surgem os “Roteiros Literários de Beja”, iniciativa que dá a conhecer a história de quatro grandes escritores nascidos na cidade.
A visita de hoje é dedicada à freira que se apaixonou pela grande janela gradeada, ainda hoje conservada, no atual Museu Rainha D. Leonor.
Mariana Alcoforado nasceu em Beja em 1640 e ingressou no Convento de Nossa Senhora da Conceição com apenas 12 anos. A vocação religiosa da jovem freira foi posta à prova quando conheceu um cavaleiro francês, envolvido na Guerra da Restauração.
O amor proibido deu vida às "Cartas Portuguesas", um dos romances mais emblemáticos, adaptado ao teatro e à música.
A vida e os passos de Mariana Alcoforado são recordados este domingo, no passeio dos “Roteiros Literários de Beja”, com ponto de encontro na Praça de Armas do Castelo.
Também Manuel Ribeiro vai ser protagonista da iniciativa, a 15 de setembro, em Albernoa, no âmbito do evento “Por Esses Campos Fora”.