A iniciativa é promovida pelo Município de Odemira, no âmbito do programa ODETE – Odemira Território Educativo.

Ao longo dos quatro dias, o programa propõe atividades culturais e desportivas, oficinas, ações de sensibilização, entre muitas outras atividades dirigidas aos vários níveis de ensino, desde o pré-escolar ao secundário e profissional.

Ao longo dos quatro dias de Jornadas vai estar patente um mapa mundo, onde todos os alunos dos diversos agrupamentos de escolas podem registar o seu país de origem, está ainda prevista a pintura de um mural em celebração do centenário da viagem aérea entre Portugal e Macau.

Esta também prevista a realização de uma Assembleia Municipal Jovem, no âmbito de uma reunião extraordinária da Assembleia Municipal de Odemira, na quarta-feira. A ideia é incentivar a participação cívica e promover a construção de uma cidadania mais ativa, os alunos do 3º ciclo e ensino secundário podem colocar questões ou apresentar recomendações aos deputados municipais.

Durante as Jornadas, as crianças do 3º e 4º ano de escolaridade vão ter oportunidade de participar no Fórum do Território. Aquilo que se pretende é promover o debate e a reflexão dos alunos sobre várias temáticas relacionadas com o território. Depois de uma sessão de trabalho, os alunos são convidados a apresentar as suas conclusões aos órgãos autárquicos.

 

 

Comente esta notícia

Este site usa cookies para melhorar a sua experiência. Ao continuar a navegar estará a aceitar a sua utilização.