No final de junho o Baixo Alentejo estava em seca moderada
Parte do Baixo Alentejo volta a estar em seca moderada, mantendo-se a seca meteorológica na região sul, mas estendendo-se agora até aos distritos de Lisboa e Santarém, de acordo com IPMA.
Segundo o índice meteorológico de seca (PDSI) disponível na página do IPMA, no final de junho verificou-se um aumento da área em seca severa no sotavento algarvio enquanto o Baixo Alentejo e o Barlavento algarvio estão na classe de seca moderada.
No final do mês, 45,3% de Portugal continental estava em seca normal, 27,7% em seca fraca, 11,8% em seca moderada, 10,5% em chuva fraca e 4,7% em seca severa (1,5% no final de maio).
Além do índice de seca, o Boletim Climatológico indica que o mês de junho em Portugal continental classificou-se como normal em relação à temperatura do ar e à precipitação.
O relatório destaca também que no final do mês de junho e em relação ao final de maio, verificou-se uma diminuição dos valores de percentagem de água no solo em todo o território e em particular na região Nordeste do território e nos distritos de Setúbal, Beja e Faro, onde se registaram, em muitos locais, valores de percentagem de água no solo inferiores a 20%.