O ATUAL ao editar, por ocasião da Ovibeja, esta publicação que assinala os 10 anos da elevação do Cante Alentejano a património da humanidade, pretende associar-se a todos que, ao longo de gerações, transportaram esta bandeira comum do Cante a Vozes, capaz de nos unir a todos em uníssono.

A 27 de novembro de 2014, na 9ª Sessão do Comité Intergovernamental de Salvaguarda do Património Cultural Imaterial da UNESCO votou, por unanimidade, a integração do Cante Alentejano na Lista do Património Cultural Imaterial da Humanidade, tendo destacado a candidatura exemplar apresentada por Portugal.

João Rocha, ex-presidente da Câmara Municipal de Serpa, esteve na génese deste processo e escreveu para esta edição um artigo onde explica a ideia da candidatura e os seus contornos.

Tendo em conta o papel que as autarquias têm desempenhado no apoio e na promoção dos grupos corais e do Cante, particularmente, nos últimos anos, com a introdução do Cante nas escolas, contribuindo desta forma para a preservação deste património coletivo lançámos o desafio aos autarcas da região para partilharem na nossa revista aquilo que significou para os seus territórios a classificação do Cante Alentejano Património Cultural Imaterial da Humanidade.

Para além dos autarcas encontramos ainda artigos assinados por outras entidades da região, assim como, António Zambujo, Francisco Torrão e Paulo Ribeiro.

A revista disponibiliza ainda vários QR Codes que remetem o leitor para um conjunto de vídeos onde pode assistir à atuação de diversos grupos corais alentejanos.

A ilustração da capa é da autoria de Susa Monteiro.

A revista pode ser vista aqui: O Atual - Ovibeja 2024


Comente esta notícia

Este site usa cookies para melhorar a sua experiência. Ao continuar a navegar estará a aceitar a sua utilização.