Odemira: Prémios Espírito Empreendedor 2023 já foram entregues
Os Prémios Espírito Empreendedor 2023 foram, ontem, entregues no decorrer da FACECO. Uma iniciativa que surge no âmbito do Programa “Odemira Empreende - Programa Municipal de Empreendedorismo e Emprego”.
Esta 8ª edição do Prémio Espírito Empreendedor contou
com um total de 16 candidaturas, sendo o grande vencedor na categoria de Novas
Iniciativas Empresariais o projeto de restauração Clamor da Terra, que recebeu
o prémio no valor de 2 mil euros. Situado no coração da aldeia de S. Luís, o
Ar’Terra Bistro é um espaço onde a arte, a gastronomia e a música andam lado a
lado, valorizando os produtos locais.
A “Mercearia Avulso”, em Vila Nova de Milfontes (que tem como objetivo disponibilizar produtos biológicos e ecológicos a granel e acessórios que causem menos lixo), recebeu o 2.º lugar e o prémio no valor mil euros e a iniciativa “Maravilhas sem Glúten” (confeção e comércio de produtos alimentares sem glúten) conquistou o 3.º lugar e recebeu o prémio no valor de 500 euros.
Em nota de imprensa, o município de Odemira avança ainda que, na categoria de Ideias Empreendedoras e Criativas foram premiadas duas ideias: a 1ª classificada foi a ideia “OdeMap Mapa Interativo” (para unir todos os negócios do concelho, fomentando a competição saudável e aproximando as entidades das novas tendências de mercado), de Diogo Proença, que recebeu 1.200 euros e a 2ª classificada foi a ideia “Compotas com amor” (que pretende desenvolver compotas a partir de frutas e legumes que já não apresentam condições para venda ao público, evitando o desperdício alimentar), de Ana Bernardo, que recebeu o valor de 800 euros.
Dar um contributo para o desenvolvimento económico no concelho e a coesão territorial é o grande objetivo do programa “Odemira Empreende", que desde o ano de lançamento, em 2015, aprovou mais de 1 milhão de euros em apoios financeiros.
A ideia é que através de várias medidas e ações para dinamizar e impulsionar o tecido empresarial, possa ajudar na modernização dos negócios já existentes, na captação de novos investimentos, na criação de emprego e na qualificação do tecido empresarial.