Odemira: FEITUR promove “turismo ativo e de natureza”
Vila Nova de Milfontes, no concelho de Odemira, prepara-se para receber, a partir de sexta-feira e durante o fim de semana FEITUR-Feira de Turismo do SW. Atividades na natureza, gastronomia, cultura, desporto e animação são os pontos fortes de um certame que tem como cenário o Estuário do Rio Mira.
Realizada
pela Câmara Municipal de Odemira e pela Entidade Regional de Turismo do
Alentejo e Ribatejo, a FEITUR aposta na promoção do concelho de Odemira e do
Sudoeste Alentejano como destino privilegiado para o turismo ativo e de
natureza.
Durante três dias, o evento conta com a presença de unidades de alojamento e de empresas de animação turística, restaurantes, exposição de produtos agroalimentares, artesanato local, provas gastronómicas e muita animação.
Os visitantes que são esperados estão convidados a desfrutar do melhor que o concelho de Odemira tem para oferecer, com as "Experiências do Mira", atividades gratuitas que permitem o batismo ou contacto com diversas modalidades, ou a pagar para quem tiver disponibilidade para usufruir com maior intensidade das atividades. Do programa fazem parte passeios de barco no rio Mira, stand up paddle, kayak, surf, batismo de mergulho, canoagem, passeios de burro e pónei, caminhadas, jiu-jitsu, zumba, pilates, ténis e futebol de praia, insufláveis, bungee e trampolins.
De acordo com os promotores um dos pontos altos da FEITUR é a componente gastronómica em destaque no Espaço Showcooking, com os showcookings “Gelado Artesanal” pelo Chef João Mabi, “O Chefe Sou Eu” pela Associação Tic-Tac, “Do Mar ao Prato - A revolução das Algas” por Vanessa Andrade, da Escola Profissional de Odemira, da Casa do Lagar e dos restaurantes “A Escola” de Alcácer do Sal, pelo Chef Henrique, e “Porto das Barcas”, apresentação do “Fool” Gin e degustação de produtos Alma da Nossa Gente, bem como provas licores da Casa 7, de vinhos da Adega Monte Branco e de cocktails de medronho pela Associação para a Promoção do Medronho – Arbutus.
A FEITUR também se constitui como um momento de reflexão e debate através da realização do colóquio “Odemira: Turismo Cultural e Criativo.”
Na animação musical e a anteceder a FEITUR centro histórico de Vila Nova de Milfontes recebe uma arruada com Porbatuka.
Ao longo dos 3 dias do certame nota para as atuações do Ruído à Portuguesa, os Grupos Corais da Casa do Povo de Vila Nova de Milfontes e "As Moças da Vila". O Palco Sabores recebe a atuação do Grupo Origens e Dj Deelight (sexta-feira), a atuação dos Groovin Train e Dj Pan Sorbe (sábado) e um concerto com os Deixa Róla (domingo).
A organização promete “dias intensivos” num evento com entradas gratuitas.