Ovibeja regressa com pluralidade de eventos para todos os públicos
A Ovibeja regressa entre 30 de abril e 4 de maio com pluralidade de eventos para todos os públicos. Este evento “profissional”, mas também “familiar” apresenta “várias novidades que aliam o melhor do campo e da cidade.”

Esta 41ª edição apresenta-se “como
uma plataforma privilegiada de promoção de empresas nacionais e internacionais,
ao mesmo tempo que é um espaço de promoção e desenvolvimento rural, a par com a
cultura, tradição e inovação.”
A produção agrícola associada às
novas tecnologias e à Inteligência Artificial é um dos principais focos desta
edição da Ovibeja através de várias abordagens em torno do tema principal +
AGRICULTURA + FUTURO.
O Pavilhão Inovação e Tecnologia, localizado no Campo da Feira, vai oferecer palestras e discussões especializadas destacando projetos nacionais e internacionais, mas vai também ser palco de quatro campos de demonstrações de equipamentos de parceiros e expositores.
Das novidades desta edição destaque para o Pavilhão “Caça, Natureza e Biodiversidade” que inclui um conjunto de iniciativas ligadas a algumas tradições rurais.
A pensar nas famílias há o Espaço Aprender + que vai decorrer em três zonas distintas: Pavilhão Central, Pavilhão da Pecuária e Campo da Feira onde está integrada uma Quinta Pedagógica, convidando à partilha e à interação entre pais, filhos e avós. Oficinas sobre o ciclo da lã, do mel, do azeite, agropecuária e sustentabilidade são algumas propostas, para além de iniciativas culturais que integram música e dança.
O Comboio do Cante, as iniciativas integradas no programa cultural da CIMBAL (Comunidade Intermunicipal do Baixo Alentejo) são outros destaques.
O Pavilhão Institucional, os vários espaços do Campo da Feira, que incluem, entre outras atividades, demonstrações de máquinas e equipamentos agrícolas, o Pavilhão do Gado, as provas equestres, os concursos de ovinos e suínos, as demonstrações com cães, os restaurantes, bares e quiosques, os produtos agroalimentares de excelência como o queijo, o vinho, os enchidos, doçaria, pão, mel, o artesanato, os colóquios, são mais alguns dos atrativos da feira.
Com mais de mil expositores e a aguardar a presença de mais de 100 mil visitantes, a Ovibeja apresenta-se no Parque de Feiras e Exposições de Beja e no que toca aos concertos apresenta como cabeças de cartaz Bárbara Bandeira (30 de abril), Bandidos do Cante (1 de maio), Slow J (2 de maio) e Miguel Araújo (3 de maio).