Sublinhando a rápida resposta do ministro, a Comissão Dinamizadora fará entrega ao Ministro das Infraestruturas do “Dossier Digital” que fundamenta a pretensão da Plataforma Cidadã de ver incluídos, ainda no PNI 2030 e/ou PRR, os investimentos necessários nas acessibilidades prioritárias e estratégicas, que considera de Interesse Nacional, designadamente as ferroviárias (Linha do Alentejo Casa Branca-Beja-Ourique com a indispensável variante ao Aeroporto de Beja e a concordância para Évora) fundamentais para o bom aproveitamento de todas as potencialidades reconhecidas do Aeroporto de Beja mas igualmente estratégicas para o Complexo de Sines, para o setor Agrícola e  Agroindustrial, o Turismo e o transporte de passageiros de qualidade, para além dos impactos positivos para o combate às assimetrias regionais, a defesa do ambiente e a garantia de novas oportunidades de desenvolvimento de um território que representa mais de um terço do território nacional.

 Entre a documentação que constitui o “Dossier Digital” constam os principais documentos produzidos pela Plataforma Alentejo e pela Plataforma Cidadã entre os quais o trabalho incontornável do Investigador e Professor Manuel Tão  “ O Alentejo como parte integrante da Euro-Região do Sudoeste Peninsular”, bem como o Estudo da REFER de Maio de 2015 e alguns documentos que demonstram os elevados prejuízos resultantes dos atrasos no arranque das obras nele preconizados mas, sobretudo, o risco maior e imediato que pode resultar para os cofres do Estado, que podem ser superiores a 100 milhões de euros, da não execução das obras propostas e que no presente ainda podem beneficiar de financiamentos da UE a fundo perdido iguais ou mesmo superiores a 80% .

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Sou a favor do aeroporto de Beja.

Luísa Gonçalves

13/03/2023

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