Portugueses fazem cada vez mais compras online
Os portugueses fazem cada vez mais compras online. O cenário é confirmado pela mais recente edição do estudo Barómetro E-Commerce, realizado pela Marktest, que dá conta que o número de consumidores que faz compras através de sites ou de plataformas digitais superou pela primeira vez a fasquia dos 5,5 milhões.

Os dados revelam que “este valor representa já uma
fatia de 64 % dos portugueses e traduz um crescimento de mais de 200 mil novos
compradores online em Portugal face aos dados do ano anterior.”
Se fizermos uma comparação mais alargada a tendência de
crescimento sai reforçada: na comparação com os dados de 2022 do Barómetro
E-Commerce, no final de 2024 existiam mais de 300 mil novos compradores online
em Portugal.
Os indicadores do Barómetro da Marktest revelam também a inexistência de diferenças assinaláveis nos hábitos de compra online entre os segmentos masculino e feminino.
Relativamente à faixa etária, os escalões entre os 35 e os 44 anos e entre os 45 e os 54 anos são aqueles que concentram as maiores fatias de compradores online, ultrapassando, em ambos os casos, universos superiores a 1,2 milhões de consumidores. Os indivíduos até aos 54 anos apresentam, aliás, a maior percentagem de compradores online, totalizando quase 80%.
Os dados do Barómetro revelam ainda que “além de haver mais portugueses a comprar online, a frequência com que o estão a fazer também apresenta alguns sinais de ligeira subida, com um aumento dos 50% em 2023 para os 51% entre os consumidores que assumem fazer compras online até três vezes por mês.”
Na comparação com os dados de 2022, o crescimento é mais assinalável e ronda já os 4 pontos percentuais.