“Rede Local para a Educação” criada em Cuba
A recém-constituída “Rede Local para a Educação” do concelho de Cuba já foi apresentada. Trata-se de um projeto do município de Cuba, em parceria com Make it Better (Associação para a Inovação e Economia Social), o Agrupamento de Escolas, a Escola Profissional de Cuba, e outras 16 entidades locais- públicas, privadas e representantes da sociedade civil do concelho.
Um projeto que surge
com o objetivo de dinamizar uma “Comunidade de Aprendizagem” forte e ativa,
onde todas as partes contribuem, na medida da sua natureza e possibilidades,
para apoiar a educação dos jovens do concelho, fomentando novas aprendizagens e
a sua participação na comunidade.
Esta Rede Local pretende alicerçar um “Ecossistema Educacional” não formal de base comunitária, capaz de coadjuvar e suportar a Escola na promoção e oferta de ações de inovação educativa, visando designadamente estimular a criatividade, inclusão e a igualdade de oportunidades dos mais jovens.
Pretende-se assim otimizar o capital material e imaterial existente no concelho de Cuba, colocando-o à disposição da comunidade educativa local, através de uma parceria efetiva que se concretiza na partilha de saberes, conhecimentos e na disponibilização de recursos (materiais, humanos, técnicos, financeiros) para a realização de atividades escolares e extraescolares enriquecedoras e de elevada qualidade, numa abordagem cruzada entre os principais interesses dos jovens e as suas principais necessidades educativas.
“