Serpa recebe primeira de duas “Visitas ao Património da Raia”
O projeto “Visitas ao Património da Raia”, organizado pela Direção Regional de Cultura do Alentejo (DRC Alentejo), ganha continuidade em 2024 e vai chegar a Serpa, a 21 de setembro e a Aroche a 5 de outubro.
No âmbito da “Agenda Cultural Comum”, da “Estratégia Comum de Desenvolvimento Transfronteiriço Espanha-Portugal”, a Direção Regional de Cultura do Alentejo (DRC Alentejo) organizou, em 2023, a iniciativa 2Visitas ao Património na Raia Alentejo – Extremadura 2023", em conjunto com entidades congéneres espanholas.
Através de visitas guiadas, o projeto surgiu para “dar a conhecer e promover o património cultural, material e imaterial, os valores patrimoniais e as práticas culturais tradicionais de ambos os lados da fronteira”, segundo refere a organização.
Face ao interesse que a iniciativa ganhou no primeiro ano, vai integrar a II Agenda Cultural Comum (2024).
Assim, as visitas terão lugar na Raia Alentejo-Andaluzia, organizadas pela Unidade de Cultura da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Alentejo, I.P., e a Junta da Andaluzia, com a colaboração da Câmara Municipal de Serpa e do Ayuntamiento de Aroche.
Serpa recebe a primeira visita a 21 de setembro, com o seguinte programa:
10h00- Centro Interpretativo do Queijo e Prova de Queijos comentada no Mercado Municipal
11h00- Castelo, Museu de Arqueologia e Torre do Relógio
13h00- Almoço Livre
15h00- Galeria Municipal de Arte Contemporânea
15h30- Museu do Cante Alentejano
16h30- Oficina de Cante Alentejano