União das Misericórdias Portuguesas promove encontro em Beja sobre o envelhecimento
A União das Misericórdias Portuguesas (UMP) está a promover um ciclo de conferências por todo o país, sobre o futuro do envelhecimento em Portugal, contando para o efeito com personalidades de diversos quadrantes da sociedade portuguesa. A sessão de hoje decorre em Beja.
O ciclo de conferências que pretende refletir sobre o
modelo de apoio em vigor e os desafios do futuro, tem como base o estudo
“Envelhecimento: respostas seniores do futuro” desenvolvido pela UMP.
A conferência de hoje tem como cenário o auditório da Misericórdia de Beja e início previsto para as 10.45 horas com a participação de João Paulo Ramôa, provedor da Misericórdia de Beja.
Para as 11.00 horas está agendada uma conversa com Filomena Mendes, docente da Universidade de Évora, e Sandra Pais, docente da Universidade do Algarve e moderação de Patrícia Seromenho, do Secretariado Nacional da UMP
Às 11.45 horas é a vez de Gonçalo Lagem, presidente da Câmara Municipal de Monforte, José Carlos Rolo, presidente da Câmara Municipal de Albufeira, e Marcelo Guerreiro, presidente da Câmara Municipal de Ourique num debate com moderação de Norberto Patinho, deputado da Assembleia da República.
O encerramento do encontro, pelas 12.30 horas, está a cargo do presidente do Secretariado Nacional da UMP, Manuel de Lemos.
O estudo “Envelhecimento: respostas seniores do futuro - um modelo de respostas especializadas integradas” da UMP apresenta medidas para a definição de estratégias que as políticas públicas do Estado deveriam adotar em sede de envelhecimento.
Através deste ciclo de conferências a UMP pretende promover o debate sobre o envelhecimento, ouvindo para o efeito personalidades de diversos quadrantes da sociedade portuguesa.