Universidade de Évora envolvida em projeto europeu de defesa dos solos
A Universidade de Évora está a participar num projeto europeu, liderado por uma universidade alemã, que pretende combater as alterações climáticas, urbanização, poluição, sobre-exploração e a perda de biodiversidade dos solos, divulgou a academia.
O projeto, intitulado SOLO - Soils for Europe (Solos para a Europa, em português), é financiado pelo programa comunitário Horizonte Europa, recentemente aprovado pela Comissão Europeia.
Esta iniciativa europeia é liderada, na Universidade de Évora, pela professora Teresa Pinto Correia, do Departamento de Paisagem, Ambiente e Ordenamento e diretora do Instituto Mediterrâneo para a Agricultura, Ambiente e Desenvolvimento (MED).
“O SOLO pretende reunir múltiplas perspetivas e contextos ecológicos, ambientais, económicos e sociais, de forma a desenvolver planos de investigação e inovação e uma agenda transdisciplinar abrangente para identificar as concessões e sinergias temáticas e regionais que permitam a utilização sustentável, gestão e proteção dos solos europeus” resumiu a academia alentejana.