Vidigueira e Cuba juntam-se para a Abertura Simultânea das Talhas
Na 3ª edição da “Abertura Simultânea das Talhas”, o Município de Vidigueira convida o Município de Cuba para se associar a esta iniciativa, como forma de “alargar a sua expressão geográfica e abranger também a participação de outras adegas/produtores de vinho”. O evento que marca a tradição milenar de vinificação artesanal do vinho de talha acontece esta segunda-feira, data em que se celebra o São Martinho.
A partir das 15h00, inicia a 3ª edição do evento. No mesmo dia e à mesma hora, as várias adegas aderentes, de ambos os concelhos, juntam-se para a Abertura Simultânea das Talhas.
Segundo explica a Câmara Municipal de Vidigueira, a iniciativa surge "inserida no plano estratégico de promoção e salvaguarda da prática tradicional de produção de Vinho de Talha, que passa pela dinamização de diversas outras ações, para que este produto âncora acrescente valor à dinamização económica e turística do território, através da valorização dos recursos já existentes e da criação de novas oportunidades”.
A abertura das talhas faz parte do processo milenar de vinificação artesanal do vinho de talha, uma herança cultural deixada pelos romanos e perpetuada de geração em geração.