Como escolhas de Florival Baiôa
Diz da música que é "conforto da alma" e "uma forma de estar".
Florival Baiôa Monteiro, ou Professor Baiôa - como o tratam largas centenas de ex-alunos de história, dos muitos anos que lecionou na cidade de Beja - ou o Baiôa que toda a gente conhece das causas do Património ou da luta por melhores acessibilidades e desenvolvimento do Baixo Alentejo no Beja Merece+.
Historiador de Arte, natural de Beja, Baixo Alentejo, Portugal(por esta ordem, sempre), a ele, e aos que o acompanha na Associação de Defesa do Património de Beja, se deve a recuperação de muitas tradições que tendiam a desaparecer, como Maias, ou a divulgação e valorização do património azulejar da cidade, a reabilitação do Forno Comunitário da Tí Bia Gadelha , entre muitas outras.
Mas voltamos à música que Florival Baiôa diz estar sempre presente no seu dia o dia seja o conduzir ou o trabalho. A Rádio e o Youtube são as plataformas mais utilizadas e sempre que podem ir aos concertos ao vivo.
António Zambujo (de quem é muito amigo) é o cantor favorito e Catavento da Sé a sua música preferida.
Na playlist que fez para O Atual, Florival Baiôa escolheu nomes incontornáveis da história da música como Bob Dylan ou Leonard Cohen.
Aproveite para ouvir este fim-de-semana!
Foto: Francisco Santos