Como escolhas de José Emídio
Por mais que recuemos no tempo, é quase certo que encontraremos sempre o Zé Emídio ligado a um (ou mais que um) projeto musical.
Pode ser na juventude uma banda de baile ou pode ser numa das muitas formações que criou ou integrou, ligadas principalmente à música tradicional, mas não só.
José Emídio, músico, compositor e produtor, é um nome incontornável da música no Alentejo.
40 anos passados sobre as primeiras lições de piano no antigo FAOJ, José Emídio, faz da música a sua vida.
Com o amigo Paulo Colaço funda o Adiafa e o tema “As meninas da Ribeira do Sado” leva-o a percorrer os palcos de todo o país e no estrangeiro, projetando o nome do grupo e da região de forma exponencial.
Inquieto, num tempo de pandemia que tem batido forte nos músicos, com a formação “Os Vocalistas” (José Emidio, Bernardo Emídio e Ruben Lameira) lança nas redes sociais “Quarentena de Modas” e não satisfeito com a empreitada, lança depois “Bissexto de Modas” em que durante 366 dias consecutivos apresentou uma moda diferente gravada especialmente para o projeto.
A música, como consumidor, faz parte do seu dia a dia, seja a conduzir ou a trabalhar. Os CDs e Spotify são os suportes preferidos e gosta de concertos ao vivo.
Como músico as principais influencias encontra-as na Música Clássica, no Jazz e na World Music
Whether Report é a sua banda favorita de quem também escolhe Birdland como tema favorito.
Própria de quem tem uma vida cruzada por muitos projetos musicais, de estilos, latitudes e sonoridades, a playlist de José Emídio para “O Atual”, é uma verdadeira viagem ao seu mundo de influências e que aqui lhe deixamos para saborear.