Alunos de Barrancos “renderam-se” às Cantigas de Animais do Quinteto de Metais Alentejano
O Quinteto de Metais Alentejano apresentou, esta manhã, no Cineteatro de Barrancos, que teve casa cheia, tendo em conta as limitações definidas pela DGS para este tipo de iniciativas, o concerto didático “Cantigas de Animais” para miúdos e graúdos.
Para
além do público escolar, entre alunos, professores e funcionários, o concerto
contou com a presença de gente da vila e até da vizinha Espanha. Durante o
espetáculo foi evidente o interesse do público pela música, não apenas a
tradicional, mas também a clássica e as novas expressões de Jazz, Gospel, entre
outras.
O Quinteto de Metais Alentejano é um agrupamento de jovens intérpretes que partilham a paixão pela música e pelo Alentejo. Nascido em 2016, o ensemble tem como principal objetivo atrair novos públicos à música de câmara, levando até eles uma variedade de temas conhecidos e composições escritas para este género de agrupamento, valorizando os compositores alentejanos com encomendas de obras para a sua tipologia de formação.
O concerto insere-se na programação “Onde a Vida Acontece”, projeto co-financiado pelo Alentejo 2020, Portugal 2020 e União Europeia, através do FEDER. O objetivo é sensibilizar novos públicos para a música e os músicos portugueses.
A Câmara Municipal e o Agrupamento de Escolas de Barrancos são dois dos parceiros da entidade promotora, a Pedra Angular-Associação de Salvaguarda do Património do Alentejo, com sede nesta região.